Para começarmos a falar em gestão de pessoas temos que falar em equilíbrio. Pode ser na sua casa, com amigos, família, no seu negócio ou empresa, o primordial para lidarmos com pessoas é ter equilíbrio. Equilíbrio para avaliar, equilíbrio para discernir atitudes, equilíbrio para dar e receber feedbacks. Não é simples, mas necessário e recompensador.
Estudos apontam que 75% do tempo de um gestor deveria ser dedicado as pessoas. Mas a realidade atual dos gestores é diferente, a orientação maior é para cuidar das métricas e resultados de curto prazo, do que das pessoas que produzem este resultado.
Mas a responsabilidade em gerir uma equipe é do gestor. O gestor deve estar preparado para recrutar, admitir, ensinar, conduzir, desenvolver e aprimorar capacidades e habilidades de seus colaboradores, atendendo seus anseios pessoais e profissionais, motivando-os e visando sempre o alcance de resultados.
Mas como manter o equilíbrio e desenvolver todas as competências necessárias a um gestor?
A principal tendência que está revolucionando a gestão de pessoas nas melhores empresas é o desenvolvimento da liderança em gestores, diretores e empreendedores, sejam eles donos ou não.
Para um gestor desenvolver a liderança precisa primeiramente ter um amplo conhecimento sobre si e sobre os seus colaboradores, deve ter jogo de cintura e conseguir desenvolver estratégias que atendam as necessidades tanto de seus funcionários como da empresa. Deve também ter uma boa comunicação e desenvolver treinamentos que motivem seus colaboradores a produzir bons resultados. Os grandes líderes conseguem alinhar os resultados da equipe com as expectativas da empresa.
Para se chegar a liderança, com um alto grau de influência positiva e motivadora sobre seus colaboradores e equipe os gestores precisam desenvolver habilidades de inteligência emocional, relacional e digital. Mas é basicamente a inteligência emocional que lhe dará equilíbrio e autocontrole para conseguir superar barreiras e dirimir conflitos que possam surgir, bem como o relacionamento interpessoal dentro do ambiente de trabalho.
A forma como os líderes gestores treinam e gerenciam seus colaboradores pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.
Em resumo, a necessidade de gerir pessoas num mundo onde as empresas estão se tornando cada vez mais abertas e flexíveis, é primordial, bem como a capacitação de gestores em liderança.
Nadiane Nardi
Gestão de Pessoas
Comments